19.11.06

Na Alemanha, os restaurantes não são divididos entre os vegetarianos e os não-vegetarianos como aqui. São poucos os restaurantes excluvisavemente vegetarianos, prova de que o vegetarianismo já se tornou parte do dia-a-dia das pessoas e os possíveis tabus sobre o assunto não existem mais.

Lá, todos os restaurantes têm opções para carnívoroes e normalmente, uma página inteira decidacada aos que optaram por não comer carne. E é assim que deveria ser em todos os lugares.

Sim, porque aí chega a hora do almoço no trabalho e você sabe que se for comer no quilo com o pessoal, vai ser obrigado a engolir aquele feijão grosso de três dias atrás que possivelmente foi cozido em caldo de carne, com arroz branco brilhando de tanto óleo e salada.

Mas se ao contrário, você se atreve a sugerir o vegetariano baratinho e saudável ali do lado, só recebe caras feias como resposta. As pessoas desgotam sem experimentar. E muitos dos que se arricam a ir, reclamam às 15h que já estão com fome de novo...porque o que enche a barriga mesmo é carne. As mulheres que fazem dieta por sua vez, reclamam que comem muito mais do que o normal, sem perceberem que muitas vezes ingerem ainda assim, uma quantidade menor de calorias.

Por que tem que haver essa separação? Ao meu ver, isso só aumenta a idéia de que comida vegetariana é ruim. Não posso deixar de dizer que há também aqueles que experimentam e passam a abrir mão da carne do almoço todos os dias pelo gostinho de comida cuidadosamente feita em casa que só os restaurantes vegetarianos têm.

Eu não quero deixar de comer com um amigo só porque ele é carnívoro e eu não. Mas também não quero comer feijão velho e nem pessoas me acompanhando contrariadas. Não pode ser tão difícil assim.

1 comentário:

Anónimo disse...

Pois é,
Ser vegetariano e trabalhar na lapa de baixo, encostado na marginal tietê, ao lado da siemens foi um pouco mais complicado do que parecia, mas eu consegui! Ah, se consegui!