19.1.07

Zinco. Do alemão, Zink.

E de duas semanas para cá, eu fiquei doente de um jeito que há um bom tempo não ficava. Nada grave, mas já fazia uns três anos que até um resfriado tinha dificuldade para me pegar. E lá estava eu, já há uma semana de molho em casa quando alguém comentou que a minha imunidade deveria estar baixa e perguntou: "Você tem comido bastante alimentos com Zinco?" Zinco?? - eu pensei. Por que Zinco? E então eu, que me preocupo tanto com a minha alimentação e vivo lendo sobre isso, fui pega de suspresa. Não sabia o nosso organismo absorve com menos facilidade o Zinco presente nos alimentos vegetais e nem que ele é profundamente ligado à resposta do organismo ao stress, sustentada pelo nosso sistema imunológico.


Ahh entendi. Bom, já tem uma lata de tahine na minha geladeira. O gergelim é uma das fontes vegetais mais ricas em zinco, junto a todos os feijões (principalmente o azuki), castanha de caju, sementes de abóbora e sementes de girassol.

2 comentários:

Anónimo disse...

Sem dúvida alguma, Lucy, a pasta de gergelim (o tahine) é uma excelente fonte de zinco, além dele temos os feijões e lentilhas, as nozes, sementes e cereais. Só mais uma dica: As sementes de abóbora estão entre as fontes alimentares vegetais de zinco mais concentradas.

Anónimo disse...

damasco