17.11.06

McDonald's admite que omitiu informações ao consumidor

Você achava que batata frita, mesmo do Mc Doanld´s, era vegetariana? Eu também.

*****

A cadeia McDonald's admitiu não ter informado aos consumidores que as batatas fritas que serve em suas lanchonetes são previamente cozidas em gordura animal.

A BBC apurou que a McDonald's admitiu na Justiça que pode ter levado> os consumidores a pensar que as batatas fritas eram adequadas para vegetarianos, satisfazendo aos adeptos do hinduísmo.

Em 1990, a McDonald's anunciou com grande estardalhaço que passaria a> fritar suas batatas em óleo vegetal. Mas foi revelado que a fritura é apenas parte do processamento das batatas.

Nos Estados Unidos, as batatas fritas são primeiro cozidas em usinas processadoras que usam banha e, depois, congeladas para serem enviadas a restaurantes e lanchonetes para fritura.

Indenização

Hindus nos Estados Unidos entraram com processo na Justiça americana pedindo indenização ao McDonald's numa ação que pode custar à companhia milhões de dólares. Na Índia, a notícia de que as batatas fritas não eram adequadas aos vegetarianos levou a distúrbios públicos. Os hindus consideram a vaca um animal sagrado.

A McDonald's mantém quase 30 lanchontes na Índia, vendendo produtos como frango, cabrito e refeições vegetarianas.

Website

A McDonald's publicou em seu site sobre nutrição que lamenta que consumidores possam ter sentido que a informação fornecida eraincompleta. A empresa também explicou sua política, dizendo que em países predominantemente muçulmanos são respeitados costumes locais na hora de se preparar os alimentos.

Nos Estados Unidos, os vegetarianos estão divididos. Alguns manifestaram indignação por não terem sido informados do processo de cozimento das batatas fritas servidas no McDonald's. Mas, para outros vegetarianos, a notícia não causou surpresa, pois eles já encaram a cadeia de lanchonetes como um sinônimo de carne bovina.

fonte: BBC.co.uk

Sem comentários: