4.1.08

Que Habib's, que nada!

As culinárias árabe, libanesa e armênia são algumas das mais generosas com os vegetarianos. Dá pra se esbaldar sem nem lembrar que você não come kibe cru ou cordeiro. Esfihas, falafel, coalhada, homus, tabule, fatuche e kebabs...uma loucura. Por sorte, São Paulo ganhou várias casas do tipo nos últimos tempos.

As minhas preferidas

1) Tenda do Nilo

Bom e barato? Sensacional e barato. Está sempre lotado, mas a gente nem fica de mau humor enquanto espera porque sabe o que está por vir: charuto de couve sem carne, berinjela na coalhada, esfihas de verduras e as melhores pastas árabes que eu já comi, especialmente a mhamara (de pimentão vermelho com nozes). A sobremesa Mil e Uma Noites foi eleita a melhor da cidade em 2007. Não vá embora sem tomar o café com cardamomo.




2) Casa Garabed

Vá de arroz armênio e foul - as favas cozidas acompanhadas por grão de bico frito. As esfihas são fartas e especiais. Durante um almoço de reunião do júri da 23ª Mostra Internacional de Cinema, em 2000, a cineasta e produtora belga Marion Hansel, o produtor Marco Muller e o croata Cedomir Kolar discutiam a possibilidade de um roteiro sobre os sérvios e bósnios na ex-Iugoslávia, cheio de humor negro e críticas sociais. Em maio de 2001 estreiava nos cinemas Terra de Niguém.





3) Arábia

A melhor fatuche da cidade - aquela salada com tomate, pepino, alface, rúcula, cebola, rabanete, salsinha, hortelã e pão árabe torrado, temperada com zeite, summac e ssência de romã. Salva muitos dias corridos durante a semana em que não consigo sair do escritório pra almoçar. Se não for suficiente, ainda tem as esfihas integrais de ricota ou verduras.





4) Kebab Salonu

Kebabs bem servidos feitos na hora com o pão lavosh com várias opções de recheios vegetarianos. Kibe de batata em bolinhas para molhar na coalhada, no homus e babaganuch. Sharbats e frozens com exlusivos xaropes tailandeses. E é claro, o famoso café turco, servido como manda a tradição. Às 6as e sábados fica aberto até às 2h da manhã. Precisa falar mais?

1 comentário:

Anónimo disse...

desculpe. ou sou muito destraido ou não encontrei o endereço destas delícias árabes junto às fotos...

ou é só para ficar com água na boca?