19.1.07

The Meatrix

Assista a esta excelente animação em flash que faz uma paródia do filme Matrix para divulgar o Eat Well Guide. Leo, um porco de uma pequena fazenda familiar, é chamado por um touro antropomórfico, Moopheus, que lhe oferece a pílula vermelha e mostra que a fazenda em que ele vive e conhece é uma ilusão e que ele está realmente sob domínio de uma terrível "fazenda industrial". Uma ótima maneira de estimular o consumo de alimentos orgânicos.

Assista também:

The Meatrix II: Revolting



The Meatrix II ½

Zinco. Do alemão, Zink.

E de duas semanas para cá, eu fiquei doente de um jeito que há um bom tempo não ficava. Nada grave, mas já fazia uns três anos que até um resfriado tinha dificuldade para me pegar. E lá estava eu, já há uma semana de molho em casa quando alguém comentou que a minha imunidade deveria estar baixa e perguntou: "Você tem comido bastante alimentos com Zinco?" Zinco?? - eu pensei. Por que Zinco? E então eu, que me preocupo tanto com a minha alimentação e vivo lendo sobre isso, fui pega de suspresa. Não sabia o nosso organismo absorve com menos facilidade o Zinco presente nos alimentos vegetais e nem que ele é profundamente ligado à resposta do organismo ao stress, sustentada pelo nosso sistema imunológico.


Ahh entendi. Bom, já tem uma lata de tahine na minha geladeira. O gergelim é uma das fontes vegetais mais ricas em zinco, junto a todos os feijões (principalmente o azuki), castanha de caju, sementes de abóbora e sementes de girassol.

18.1.07




A Veganica é uma galeria de arte online para artistas vegans e vegetarianos. O site engloba músicas, poesias, roupas, comidas, blogs e até artistas performáticos. O legal é que 1/3 da renda arrecadada anualmente é doada para grupos de proteção aos direitos dos animais, escolhidos pelos artistas associados.

13.1.07

Mais uma pra quem vai viajar

uma série de guias impressos que listam onde encontrar restaurantes vegans e vegetarianos no seu próximo destino. Alguns deles incluem ainda lugares para se hospedar como as "vegan-friendly accommodations".











Esses e outros títulos podem ser encontrados na Amazon por cerca de 13 dólares.

Fome? Falta de Criatividade?

O Cooking by Numbers é um site especialmente interessante para os vegetarianos, que muitas vezes não conseguem fugir do mesmo cardápio no dia-a-dia. Funciona assim: você assinala o que tem na sua geladeira e ele te dá opções do que você pode cozinhar sem ter que sair de casa para comprar nada. Acredite, ele pode salvar a sua noite de domingo.

10.1.07

Mas o que você faz pra compensar a carne?

Muitas pessoas me perguntam isso quando descobrem que eu sou vegetariana. A resposta é sempre mais ou menos a mesma. Falo um pouco dos alimentos que têm bastante proteína e de como é muito mais uma questão de hábito e de criatividade do que qualquer outra coisa. (Sabe aquela vontade repentina que te dá de pintar a parede da sala? Essa criatividade toda pode ser utilizada na cozinha). Mas também sempre indico os livros que li para aprender um pouco mais sobre o assunto.

Vocês já ouviram falar da Sonia Hirsch? Então, ela é uma jornalista que tem uma coluna na revista Bons Fluidos e vários livros publicados sobre alimentação, medicina chinesa, saúde, mulheres, etc. Todos com várias dicas de receitas e escritos de uma forma que faz você ler muitas páginas de uma vez sem nem perceber.

Foi ela quem me ensinou a comer direito. E se você quer aprender também, eu indico os dois mais curtinhos pra começar:


Prato Feito




Boca Feliz & Inhame Inhame





Eu recomendo! :)

9.1.07

Vai almoçar com um amigo carnívoro?

Ele vota na churrascaria e você no vegetariano ali do lado? Vocês não consegue chegar a um acordo?

Maricota é o seu lugar! Numa casinha pequena e agradável na Vila Olímpia, o restaurante e doçaria tem um cardápio fixo e também um menu especial para cada dia da semana, sempre com uma opção ovolactovegetariana. E se o apetite não abrir, ainda vale pedir o wrap de Berinjela, abobrinha, shitake, queijo branco e folhas verdes.

Serviço
Maricota
Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 1101
Vila Olímpia
Telefones: 3044-3097 / 3044-3787

DA SÉRIE PIZZAS SAUDÁVEIS

Na Pizza do Babbo, localizada em Pinheiros, você pode optar pela massa integral. Além disso, as combinações de coberturas são supervisionadas por nutricionistas. Ao contrário do que muita gente acha dos produtos integrais, a massa nessa versão nem é tão diferente da feita com farinha branca, além de ser muito mais leve. É uma pena as bordas não poderem vir recheadas.

Bordas recheadas?? - você pergunta - mas não era pizza saudável?

Errr, veja bem...

Serviço
Pizza do Babbo
Rua Artur de Azevedo, 1078
Pinheiros
Telefones: 30648282 / 30829065

3.1.07

Você é um mestre do vegetarianismo? Então prove!


Responda o questionário elaborado pelo "The Vegetarian Resource Group" e veja sua avaliação como um vegetariano. Aqui. (em inglês)

VEGETARIANOS SÃO MAIS INTELIGENTES?


O British Medical Journal publicou há alguns dias uma polêmica matéria referente a uma pesquisa que afirmava que crianças com alto QI são mais propensas a se tornarem vegetarianas.

A grande questão, segundo um dos membros da equipe de pesquisadores, seria o fato de que "é como a história do ovo e da galinha - as pessoas viram vegetarianas porque tem QI alto ou porque são mais atentas à questões ligadas à saúde?".

Não importa :)

Leia na íntegra aqui.

DA SÉRIE HAMBURGUERES VEGETARIANOS


América


Eu costumava ir todos os anos no Festival do Hamburger no América, já que essa era a única época em que eles tinham uma versão vegetariana. A boa notícia é que o lanche deve ter feito sucesso e é agora definitivo no cardápio. É feito de quinua, abobrinha e cenoura, e vem com rúcula, tomate e molho de romã, no pão integral com gergelim. Como acompanhamento, a coalhada seca, que dá um toque diferente para o lanche. Ainda não sei se preciso me redimir e dizer que é esse o meu preferido. Com um frozen yogurt de sobremesa, é a refeição "junkie" perfeita pra mim.




Gostou? Compre aqui.