25.11.06

VOCÊ JÁ IMAGINOU VER ISSO UM DIA?






Pois é. Na Índia, o Mc Donald´s tem as opções Veg Menu e Non-Veg Menu. O cardápio vegetariano, além de seis opções que parecem ser deliciosas, vem com uma mensagem de garantia de que esses produtos são feitos com equipamentos diferentes dos outros e até mesmo as pessoas que fazem os dois tipos de lanches são diferentes. Religião lá é coisa séria. E as vacas, você sabe, sagradas. E se você não come carne, também não vai querer cozinhar pra ninguém. Por que não pode ser assim em todo lugar?



Veja o site aqui

O MITO DA PROTEÍNA

Leia aqui uma matéria muito interessante sobre a obsessão que as pessoas têm pelo consumo de proteína, que as faz achar que é impossível a ingestão de todas as substâncias que preciasamos através de uma alimentação vegetariana, quando na verdade, são elas que ingerem proteína demais.

22.11.06

DA SÉRIE HAMBURGUERES VEGETARIANOS

Lanchonete da Cidade - O meu preferido

Se você está na lista dos vegetarianos que adoraria continuar comendo hamburgueres desde que eles não sejam feitos de carne e desde que sigam seu novo estilo de vida saudável, esse é o seu hamburguer.

Chamado de Quintandinha, é feito de vegetais, carne de soja, cogumelos, castanha de caju e legumes, como berinjela, abobrinha e cenoura; e vem no pão preto com pesto de manjericão, mussarela de búfala, rúcula e tomate caqui. É grande o bastante e não muito gorduroso.

Serviço
Lanchonete da Cidade
Al. Tietê, 110
Telefone: 3086-3399

A revista Veja publicou no dia 14 de agosto de 2002 uma matéria sobre alimentação vegetariana entitulada "Muita verdura, pouca vitamina", contendo informações no mínimo absurdas. Entre outras coisas, afirmou que a principal razão entre os jovens para aderir à essa dieta é manter o peso ou emagrecer, e que uma conversão súbita ao vegetarianismo na adolescência pode indicar a tendência para a anorexia e a bulimia.

A socióloga Marly Winckler, criadora do Sítio Vegetariano, enviou então uma carta à revista desmentindo todas as infomações publicas. A Veja, no entanto, nunca respondeu ou se desculpou.

Fico imaginando quantos pais de filhos vegetarianos - que já têm dificuldade para entender e respeitar a escolha do filho - surtaram quando leram essa matéria irresponsável e tendenciosa.

Para ler o texto na íntegra, clique aqui e para ler a resposta de Marly Winckler à Veja, aqui.

DA SÉRIE HAMBURGERES VEGETARIANOS

Sempre que eu descubro uma nova hamburgueria que possui em seu cardápio uma opção de hamburger vegetariano, vou correndo provar. Eu sou saudável 90% do tempo, mas às vezes morro de vontade de comer alguma coisa um pouco mais gordurosa. E quem foi que disse que hamburger não pode ser saudável? Os vegetarianos muitas vezes são sim.

Depois de tanto tempo tentando descobrir e provar diferentes hamburgeres vegetarianos eu São Paulo, eu comecei a pensar que deveria compartilhar minhas experiência com outras pessoas. Muitos não sabem que existem muitos - sim, muitos - lugares em São Paulo que oferecem diferentes opções pra quem é vegetariano mas adora um lanche mais junkie de vez em quando, ou também para aqueles que adoram hamburger mas não aguentam aquele monte de gordura e conservantes que costuma vir junto de brinde.

Vou começar a contar aqui sobre os lugares onde fui e sobre os hamburgeres que provei :)

Veg Food Finder

Os sites Bay Area Vegetarians e European Vegetarian Union servem como excelentes guias de restaurantes vegetarianos. Infelizmente, não contém os brasileiros, apesar de o segundo ter a opção de resultados em português. Ainda assim são uma ótima opção para quem for viajar, ou para qualquer vegetariano que estiver morando nos EUA ou na Europa.

Brian Greene também é o cara

(atendendo a pedidos)

O físico, nascido em Nova York, é formado em Harvard e, além de ser co-diretor do Columbia's Institute for Strings, Cosmology, and Astroparticle Physics (Instituto de Cordas, Cosmologia e Física de Partículas da Universidade de Columbia) (ISCAP) e liderar um programa de pesquisas da aplicação da teoria das supercordas em questões cosmológicas, é vegan :)

Em um de seus livros, chamado O Tecido do Cosmo: O espaço, o tempo e a textura da realidade, utiliza personagens como os Simpsons e Arquivo X, para explicar a física moderna.

19.11.06

Engula isso (Chew on this) - PETA

Um dos melhores vídeos sobre vegetarianismo que eu já vi


"Because this is not what wings are for"





Não se esqueça!
Nunca coma:
Baterias
Cera de ouvido
Seu cachorro :)

Na Alemanha, os restaurantes não são divididos entre os vegetarianos e os não-vegetarianos como aqui. São poucos os restaurantes excluvisavemente vegetarianos, prova de que o vegetarianismo já se tornou parte do dia-a-dia das pessoas e os possíveis tabus sobre o assunto não existem mais.

Lá, todos os restaurantes têm opções para carnívoroes e normalmente, uma página inteira decidacada aos que optaram por não comer carne. E é assim que deveria ser em todos os lugares.

Sim, porque aí chega a hora do almoço no trabalho e você sabe que se for comer no quilo com o pessoal, vai ser obrigado a engolir aquele feijão grosso de três dias atrás que possivelmente foi cozido em caldo de carne, com arroz branco brilhando de tanto óleo e salada.

Mas se ao contrário, você se atreve a sugerir o vegetariano baratinho e saudável ali do lado, só recebe caras feias como resposta. As pessoas desgotam sem experimentar. E muitos dos que se arricam a ir, reclamam às 15h que já estão com fome de novo...porque o que enche a barriga mesmo é carne. As mulheres que fazem dieta por sua vez, reclamam que comem muito mais do que o normal, sem perceberem que muitas vezes ingerem ainda assim, uma quantidade menor de calorias.

Por que tem que haver essa separação? Ao meu ver, isso só aumenta a idéia de que comida vegetariana é ruim. Não posso deixar de dizer que há também aqueles que experimentam e passam a abrir mão da carne do almoço todos os dias pelo gostinho de comida cuidadosamente feita em casa que só os restaurantes vegetarianos têm.

Eu não quero deixar de comer com um amigo só porque ele é carnívoro e eu não. Mas também não quero comer feijão velho e nem pessoas me acompanhando contrariadas. Não pode ser tão difícil assim.

Definitivamente o meu restaurante vegetariano preferido em São Paulo é o Gaia, na Cônego Eugênio Leite. Aliás, sem perceber fiz muito bem em escolher Pinheiro como bairro para morar, já que os dois restaurantes que mereceram um post aqui ficam nessa região.

A maior vantagem de se comer em um restaurante vegetariano é o preço, já que a parte cara da comida é mesmo carne. O outro lado moeda é que os ambientes costumam ser os mais simples possíveis, assim como a aprensentação dos pratos. O Gaia não. O preço é bom, a comida excelente, o ambiente agradabilíssimo e o chef a simpatia em pessoa. Eu sou uma consumidora muito fácil de se conquistar pela simpatia. Adoro bom-humor e um sorriso. E adoro também me sentir em casa...e é assim que me sinto lá.



Não consigo ficar muito tempo sem aparecer e, não importa as opções do dia, sempre
saio satisfeita.

Serviço
Gaia Restaurante Vegetariano
Rua Cênego Eugênio Leite, 1152, Pinheiros
Telefone: 30320680
Delivery: 30979536 (apenas para a região de Pinheiros)

17.11.06

Saca só que graça esses braceletes de vinil e acrílico:



Aqui.

Vegan friendly

Conheça este blog sobre avaliações de restaurantes de Nova York feitas por dois vegans que adoram comer.

Você sabe que é verdade



Gostou? Compre aqui. Aproveite e navegue pelo resto do site, que é muito legal.

Depois dos vegans...os freegans!

Eles são freegans!

"Freegans are people who employ alternative strategies for living based on limited participation in the conventional economy and minimal consumption of resources. Freegans embrace community, generosity, social concern, freedom, cooperation, and sharing in opposition to a society based on materialism, moral apathy, competition, conformity, and greed."

William Shatner é o cara

Chuck Norris e Jack Bauer são donzelas perto do intrépido capitão Kirk. William Shatner já foi o maior herói da galáxia, já foi policial em outra série, já gravou disco, já teve game pra PC e atualmente faz o papel de um advogado sacana em alguma série de advogado num canal pago que eu não me lembro qual era. Mas acabei de descobrir que o cara também é vegetariano! E chegou a apresentar um documentário sobre o vegetarianismo chamado Vegetarian World, de 1982. Baixa lá.


Ele é o da direita.

Vote nos vegetarianos mais sexies do mundo

Os candadidatos estão aqui.

A hora é agora

Quer parar de comer carne mas não sabe por onde começar? Comece por aqui! Peça já seu Free Vegetarian Start Kit :)

Burger King x Veggie Burger

Eu sei que é junkie e tudo mais...mas eu sei também que nem sempre ser vegetariano significa ser saudável. É claro que um lanche vegetariano por mais junkie que seja ainda é mais saudável do que um lanche junkie de filé mignon...enfim. O fato é que sempre que eu lembro do lanche vegetariano do Burger King eu fico com vontade. Mas infelizmente esse lanche não veio para o Brasil. Será que é porque somos um país criador de gado e exportador de carne? hehehe

Vocês já viram o novo comercial da rede que está passando na TV? Humpf, os caras ainda tem a cara de pau de falar em democracia e liberdade de escolha. E onde fica a minha liberdade de escolher não comer carne? Eu nunca perguntaria isso para um dono de churrascaria, que não tem intuito nenhum de agradar um vegetariano. Mas o fato é que o lanche existe e é um dos mais vendidos no exterior. Apenas não veio para o Brasil.

Eu não costumo ser mala nem nada com esse assunto. Muitas vezes, quando vou à casa de alguém por exemplo, acho que eu é que tenho que me adaptar e comer o que tem e não as pessoas que devem cozinhar algo especial para mim. A não ser minha mãe, é claro. Porque mãe é mãe. Mas eles agora lançaram uma promoção chamada "Do seu jeito". A idéia é gravar um vídeo mostrando como você pede o seu Whopper. Porque democracia e liberdade de escolha para eles é poder escolher um lanche com muito queijo, sem cebola, etc.

E agora? Gravo não gravo um vídeo dizendo o que acho?

McDonald's admite que omitiu informações ao consumidor

Você achava que batata frita, mesmo do Mc Doanld´s, era vegetariana? Eu também.

*****

A cadeia McDonald's admitiu não ter informado aos consumidores que as batatas fritas que serve em suas lanchonetes são previamente cozidas em gordura animal.

A BBC apurou que a McDonald's admitiu na Justiça que pode ter levado> os consumidores a pensar que as batatas fritas eram adequadas para vegetarianos, satisfazendo aos adeptos do hinduísmo.

Em 1990, a McDonald's anunciou com grande estardalhaço que passaria a> fritar suas batatas em óleo vegetal. Mas foi revelado que a fritura é apenas parte do processamento das batatas.

Nos Estados Unidos, as batatas fritas são primeiro cozidas em usinas processadoras que usam banha e, depois, congeladas para serem enviadas a restaurantes e lanchonetes para fritura.

Indenização

Hindus nos Estados Unidos entraram com processo na Justiça americana pedindo indenização ao McDonald's numa ação que pode custar à companhia milhões de dólares. Na Índia, a notícia de que as batatas fritas não eram adequadas aos vegetarianos levou a distúrbios públicos. Os hindus consideram a vaca um animal sagrado.

A McDonald's mantém quase 30 lanchontes na Índia, vendendo produtos como frango, cabrito e refeições vegetarianas.

Website

A McDonald's publicou em seu site sobre nutrição que lamenta que consumidores possam ter sentido que a informação fornecida eraincompleta. A empresa também explicou sua política, dizendo que em países predominantemente muçulmanos são respeitados costumes locais na hora de se preparar os alimentos.

Nos Estados Unidos, os vegetarianos estão divididos. Alguns manifestaram indignação por não terem sido informados do processo de cozimento das batatas fritas servidas no McDonald's. Mas, para outros vegetarianos, a notícia não causou surpresa, pois eles já encaram a cadeia de lanchonetes como um sinônimo de carne bovina.

fonte: BBC.co.uk

Grã-Bretanha proíbe anúncios de "junk food" para crianças.


Anúncio sobre vegetarianismo criado no Reino Unido

13.11.06

O último e melhor restaurante não-vegetariano-mas-com-opções-vegetarianas em que eu fui nos últimos tempos foi o Maní, da Fernanda Lima, na Joaquim Antunes. Bem caro, é verdade, mas é uma alternativa legal se você quiser comer num lugar mais arrumadinho, uma comida mais elaborada e opções diferentes. No almoço, funciona com sistema de PF: você escolhe um prato principal e até 4 acompanhamentos. Para os vegetarianos, há o kibe de soja com coalhada, o hamburger de soja com crosta de gergelim e molho de tomate e o picadinho de soja com abóbora. Não deixe de pedir os bolinhos de Quinua de entrada. Para beber, suco de melancia com água de coco. Mas bom mesmo é o chá de maracujá, gengibre e mel antes de ir embora. Natureba sem ser chato.





Serviço
Maní
Rua Joaquim Antunes, 210, Pinheiros
Telefone: 30854148

Vida de vegetariana

1- Por que as pessoas sempre acham que vegetarianos querem comer berinjela ou abobrinha? Repare. É só um lanche ter o nome de "Sanduíche Vegetariano" e lá estão esses dois ingredientes...Você já viu alguém a-d-o-r-a-r lanche de abobrinha? Pois é...

2- Na padaria:- Olá, você tem esses pães recheados de quê?- Tem escarola com bacon, presunto e queijo, atum...- Hmmm...tem algum sem carne?- Tem sim, tem esse aqui de peito de peru com catupiry.

3- Acostume-se a ouvir: "Ah, você é vegetariano? Você não come carne?? Nem frango??? Nem peixe???? Mas fruto do mar você come, né? Nem camarão???"

4- As pessoas sempre dizem: "Mas por que você não quer comer lá? Vamos lá, lá tem salada!" Vegetarianos NÃO se alimentam só de salada!

5- "Nossa, você é vegetariano? Mas o que você come??" Ué, nós não comemos carne...e só. Sobra ainda um montão de outras coisas.

6- "Mas por que você não pode ser um vegetariano que come peixe?" Porque vegetarianos que comem peixe não são vegetarianos.

7- "Noooossa, você come batata frita?" Sim, ué. E desde quando batata frita tem carne?

Na teoria, são os vegetarianos que ficam tentando convencer todo mundo a parar de comer carne. Na prática, é exatamente o contrário.

O 1º Festival de Cinema Vegetariano do Mundo

Coinscidindo com o Dia Mundial Vegetariano, o festival aconteceu no dia 1º de Outubro nas cidades neozelandesas de Auckland e Christchurch. Foram exibidos seis filmes relacionados com o vegetarianismo:

Remembering Bob (EUA)
Harvie Krumpet (Austrália)
McLibel (Reino Unido)
A Road Less Travelled (Nova Zelândia)
Jill´s Film (Reino Unido)
Shooting Vegetarians (EUA)

E para acompanhar, é claro, uma série de guloseimas vegetarianas.

O site oficial do evento é este.

Este blog não tem a intenção de ser chato.
Este blog não tem a intenção de falar mal de quem come carne.
Este blog não tem a intenção de ensinar a diferença entre vegan, ovolactovegetariano e lactovegetariano.
Este blog não tem a intenção de convencer ninguém a ser vegetariano, mas tudo bem se sem querer servir como um empurrãozinho.

Este blog tem a intenção apenas de mostrar que o vegetarianismo pode sim ser um assunto divertido e que viver sem comer carne pode sermais fácil e gostoso do que parece. :)